Menu fechado

5 passos para organizar sua rotina e não sair da dieta

5 passos para organizar sua rotina e não sair da dieta

Um dos maiores desafios de quem deseja alcançar resultados com alimentação e atividade física é se adaptar à dieta, principalmente quando necessário encaixá-la na rotina que, muitas vezes, é cheia de trabalho, estudos e compromissos. Por isso, organização é a chave para o sucesso.

Quem nunca recorreu ao delivery por não ter comida na geladeira ou se alimentou na rua porque estava cansado(a) para cozinhar? Para que o plano alimentar seja eficaz, ele precisa sair do papel e ocupar o seu dia a dia. Estratégia, organização e planejamento são fundamentais para manter a disciplina. 

Por isso, adote esses cinco passos para não sair mais da dieta por falta de tempo.

1 – Vá ao mercado com frequência

Planeje o que irá comer durante a semana em todas as refeições, como café da manhã, almoço, jantar e lanches. Faça uma lista específica de tudo que irá precisar e fique restrito a ela quando for ao mercado, pelo menos, uma vez na semana. 

Quando não temos certos alimentos ou ingredientes para preparar o plano alimentar, dificilmente sobra espaço na agenda para compras de última hora. O importante é deixar tudo já organizado para os demais dias.

2 – Congele porções

Essa é uma opção que dá praticidade no preparo. Certos alimentos, como feijão, arroz e carnes podem ser preparados em um único dia e congelados. Frango desfiado, por exemplo, é ótimo para rechear crepiocas. Você pode deixar no freezer e descongelar quando for utilizar. Bem mais fácil, né?

3 – Prepare os lanches um dia antes

Para que a dieta dê certo, é importante seguir todas as refeições, inclusive os lanches. Por isso, deixe tudo preparado e guardado em potinhos no dia anterior. Carregue consigo uma bolsa térmica.

4 – Faça marmitas para a semana

Sabe aquele domingo que você fica em casa o dia inteiro sem fazer nada? Cozinhe a sua refeição da semana e deixe guardada nos recipientes para levar ao trabalho. 

É importante também manter as marmitas guardadas em locais estratégicos da sua geladeira, separando por dia, horários etc. Solte a criatividade e escolha o método que mais se encaixe na sua rotina. 

5 – Restaurante com cardápio variável

Nem sempre comemos somente em casa. É comum sair para almoçar com colegas de trabalho e curtir um jantar em família e amigos. Só porque você está de dieta não significa que precisa se restringir de viver esses momentos. Restaurantes com cardápio rico e variado são sempre bem-vindos.

Não desanime

O processo de readequação alimentar é um grande desafio, dificilmente conseguimos mudar anos de hábitos em algumas semanas de adaptação. Contudo, quanto mais nos esforçamos às boas práticas alimentares, mais fáceis elas são praticadas. Importante é persistir.

Sair da dieta é comum, mas é fundamental que você volte para ela o quanto antes, entender o que te fez cometer tal deslize e buscar melhorar a raiz do problema. Foque nos seus objetivos, entenda aonde deseja chegar e se coloque em primeiro lugar. Errou? Tudo bem, siga em frente. Não podemos mudar o passado, mas temos a escolha de como reagiremos a partir de então.