Menu fechado

Para ficar de olho: sete fatores que prejudicam o emagrecimento

Alguns costumes são tão corriqueiros no dia a dia, que muitos pacientes não percebem que atrapalham o processo de emagrecimento. Será que você faz algum deles?

Não é de hoje que o emagrecimento é um dos principais motivos pelos quais vários pacientes procuram um atendimento nutricional. Com uma rotina saudável de exercícios físicos, alimentação adequada e autocuidado consigo mesmo, é possível atingir ótimos resultados na perda de peso. Além de uma mudança estética – o foco da maioria – essa ressignificação também apresenta uma transformação de mentalidade, atitude e maturidade com a comida.

No entanto, o emagrecimento não é um processo que acontece do dia para a noite. Muito pelo ao contrário, na verdade. Necessita de disciplina, constância e comprometimento com a reeducação alimentar. Além disso, existem vários fatores que são comprovados pela ciência que prejudicam ou atrasam esse processo.

É justamente esse assunto que será abordado neste texto. Ao fim dele, você vai conseguir identificar quais “vícios” do seu dia a dia podem atrasar o seu desenvolvimento na hora de perder calorias.

Antes de começar, é importante entender um fator primordial. Quando falamos em “emagrecimento”, abordamos o método saudável que envolve o processo. Os mitos de que é necessário “fechar a boca” e não comer nada, fazer dietas milagrosas ou transferir sentimento de culpa para os alimentos, devem ser deixados de lado. Além de prejudicar a reeducação, pode, inclusive, te deixar suscetível a desenvolver distúrbios alimentares.

O emagrecimento correto é aquele feito de forma gradual, que respeita os limites do corpo e da mente. Porque além de mudar o físico, propõe uma grande mudança interna de como se relacionar com o alimento, sempre com o acompanhamento de uma nutricionista capacitada.

Agora que você já entendeu qual é o método mais saudável na busca do emagrecimento, confira abaixo os principais fatores comprovados que atrapalham na perda de peso.

1. Baixo consumo de água e desidratação

Acredito que esse primeiro item pegou muita gente de surpresa. Afinal, no que a quantidade de água do corpo influencia no emagrecimento? Em tudo, basicamente. A água é fundamental para manter o metabolismo funcionando da maneira correta, função primordial na hora de emagrecer.

O metabolismo, com a hidratação correta, elimina as gorduras e promove, além da redução de medidas, o bem-estar geral do organismo.

Assim, a água assume o papel central nos processos fisiológicos. Sem o consumo adequado diariamente, pode-se comprometer o processo digestivo e, assim, prejudicar a redução das medidas. O ideal é que consuma, no mínimo, dois litros de água por dia.

2. Má qualidade do sono

Uma boa qualidade de vida também está ligada à qualidade do sono. Estudos demonstram que pessoas que dormem menos de seis horas por dia, produzem mais o hormônio grelina. Ele é o responsável por aumentar o apetite, em especial por alimentos de alto valor calórico.

A redução de medidas também é afetada por horários de sono confusos. Por exemplo, trocar o dia pela noite com frequência ou tomar bebidas estimulantes após às 17hrs. Assim, o ideal é criar o hábito de dormir sempre nos mesmos horários.

3. Ansiedade

Pessoas ansiosas normalmente usam a alimentação como uma válvula de escape. Portanto, na hora de comer, a sugestão é se alimentar devagar e mastigando bem. Essa prática permitirá ter maior saciedade.

Além disso, é recomendável que pacientes com ansiedade busquem a ajuda de outros profissionais para tratar esses sentimentos.

4. Sedentarismo

Pouco adianta fazer dieta sem uma rotina de atividades físicas regulares. Para quem quer emagrecer, é fundamental entender que os exercícios farão parte dessa nova etapa de vida. Portanto, para atingir os objetivos, o sedentarismo deve ser superado.

Uma forma de se motivar a praticar exercícios físicos é imaginar que eles poderão melhorar, e muito, a sua qualidade de vida e garantir o alcance das suas metas.

5. Petiscar alimentos calóricos

Imagine a situação: você está no trabalho, bate uma fome, quer comer, mas não conseguiu preparar nada da sua dieta para levar. Então, acaba pedindo um salgado ou comendo a primeira coisa que vê pela frente. Quem sempre?

Petiscar alimentos calóricos é uma das principais armadilhas contra o emagrecimento e esse vício se repete em várias áreas da sua vida. Do trabalho até a maratona de séries em casa, é normal atrelar esses momentos com alimentação. Afinal, a comida está presente nos momentos prazerosos também.

Por isso, ao invés de comer itens calóricos, prepare lanches saudáveis e petiscos nutritivos. Assim, emagrecer se torna muito mais eficiente.

Essas são apenas alguns fatores que prejudicam a perda peso. Existem várias outras atitudes do dia a dia que são tão corriqueiras, que nem percebemos o quão prejudiciais à saúde podem ser. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de um nutricionista nessas horas. Ele é o profissional que vai adequar dieta e rotina na concretização dos objetivos.

Ficou com dúvidas, deseja conversar ou agendar uma consulta? O meu canal de comunicação é aberto a todas as pessoas, pois acredito que a informação é a principal fonte de educação alimentar.

Entre em contato comigo pelo WhatsApp que eu coloquei aqui embaixo. Se você gostou do conteúdo, aproveita para me seguir no Instagram. Lá, eu dou dicas de nutrição, rotina saudável e te ensino a preparar comidas nutritivas também.

WhatsApp: (67)98145-4777

Instagram: @fernandamolinatosi